Filosofia

"Uma viagem de mil milhas começa com um passo"

"Quando chegares ao cimo da montanha continua a subir"



Kenpo é uma Arte Marcial que procura o desenvolvimento do Ser Humano em todos os seus aspectos, (Físico, Mental e Espiritual). Procura o conhecimento interior, o equilíbrio, a harmonia e uma convivência pacífica e respeitosa com todos os Seres que nos rodeiam e acompanham no nosso caminho.

A verdadeira Defesa Pessoal é a Arte da Antecipação, prever as situações de perigo e evitá-las. A maior e verdadeira autodefesa é viver e construir à nossa volta um mundo de paz e harmonia, mas em caso de necessidade, numa situação de grande perigo para a vida, o Kenpoca está perfeitamente treinado para repelir a agressão e aplicar técnicas devastadoras e letais para a integridade física do seu agressor. No aspecto físico, sair vitorioso na defesa pessoal é a essência da Arte do Kenpo. Na defesa pessoal vence-se com o ritmo que nasce do vazio, com a cadência que nasce da inteligência e com o conhecimento do ritmo do adversário, mas magoar, ferir ou matar não é o caminho da Humanidade.

A parte interna, o verdadeiro espírito do Kenpo radica na humildade, na simplicidade e no autocontrole permanente. Ser humilde significa ser respeitoso, responsável e justo com os outros e com nós mesmos. A pessoa humilde não se rebaixa perante ninguém, nem tão pouco permite que alguém se rebaixe perante ela.

A prática persistente e contínua do Kenpo melhora a saúde, aumenta a longevidade e não é perigosa para os praticantes. Não interessa quem o pratique, seja homem ou mulher, novo ou velho, fraco ou forte. O Kenpoca deve sempre preservar os seus recursos físicos e utilizar a sua força e a sua energia economicamente. O Kenpo desenvolve autoconfiança, desenvolve os nossos sentidos e a nossa mente para actuar e julgar de forma rápida e estar sempre alerta. A Arte do Kenpo é uma ajuda inestimável na nossa vida diária.

O verdadeiro praticante do Kenpo deve ter um espírito aberto, ser paciente, humilde, comedido e dar mostras de uma calma interior absoluta. Deve treinar o seu espírito de uma forma contínua em termos de estratégia e táctica. Devemos procurar a simplicidade, que é a chave da mestria, a perfeição, a pureza, a sinceridade e a entrega em cada técnica, em cada movimento, em cada gesto. Deve-se interiorizar a técnica até ao ponto em que ela brote do inconsciente como um movimento natural. Aquele que consiga aprender o poder do natural, será dono de qualquer situação. Por esta razão a técnica não deve ser uma rotina mecânica, porque assim limitamos a nossa mente e esta limitação torna-a rígida e carente de espírito. O treino constante deve ser uma parte normal da vida para que o corpo e o espírito permaneçam mutáveis e alerta em qualquer situação.

Treina em cada dia com a ilusão, a entrega, o entusiasmo e o espírito do teu primeiro dia. Vive cada treino como se fosse o último momento da tua vida e trabalha como se fosses viver eternamente.

Não te esqueças que o verdadeiro guerreiro só tem um homem a quem vencer: a si mesmo. O caminho do guerreiro é a via livre do conhecimento, sem apegar-se a nada nem a ninguém. Esse é o caminho do autêntico e puro Kenpo. Cada qual traça o seu próprio caminho. O caminho está no nosso coração, na nossa consciência, no nosso espírito. Transformar o coração do Universo no nosso próprio coração é o "Caminho do Guerreiro".


O Kenpo também se pratica como desporto de combate, mas é necessário ter sempre presente a filosofia do verdadeiro e puro Kenpo. Para dominar a arte do combate é necessário aprofundar a filosofia, uma vez que sem espírito o corpo não tem utilidade.

Sempre que golpeares fá-lo com o corpo e com o espírito. O poder do corpo e a mestria da técnica não são nada sem a vigilância do espírito. Torna-se fundamental manter um espírito imparcial, equilibrado, justo, compreensivo e condescendente em qualquer situação. Um verdadeiro Mestre de Kenpo luta sempre pela justiça, mesmo que as condições sejam adversas. Ganhar ou perder, ou comparar-se com os outros, não é o verdadeiro Kenpo.

A meta não é vencer ou ser vencido mas sim alcançar a perfeição e a sensatez em cada técnica e em cada acto da nossa vida. Recorda sempre que o punho é um tesouro que deve permanecer escondido. Nunca se deve mostrar em público.

Se reflectirmos sobre os seguintes provérbios, encontraremos o segredo da verdadeira Arte Marcial:

"Em acção flui como um rio. Na quietude permanece como uma montanha"

"Vem como o vento, vai como o relâmpago"